Para decorar uma casa alugada é preciso seguir as regras contidas no contrato de locação. Em linhas gerais, de acordo com a lei do inquilinato, a maioria dos contratos indica que o imóvel alugado deve ser entregue nas mesmas condições em que o locatário o recebeu e com a manutenção em dia.
Mas, se você pensa em fazer algumas alterações, é preciso comunicar ao proprietário do imóvel ou à imobiliária. Vale ressaltar que mudanças que modifiquem ou danifiquem diretamente a estrutura do imóvel são proibidas.
Ainda assim, personalizar sua casa alugada, sem mudá-la completamente, pode lhe render momentos de prazer e conforto para o seu dia a dia. Alguns detalhes fazem toda a diferença e deixam seu lar com a sua cara.
Os pequenos detalhes na decoração de sua casa alugada podem promover transformações grandes nos ambientes. Um exemplo é mudar todos os puxadores de gavetas e portas dos armários dos dormitórios, banheiro e cozinha. O mais interessante é que não precisam ser todos iguais. Você pode usar modelos e cores diferentes ou escolher modelos vintage que trarão uma personalidade única a cada móvel.
Outra dica é usar objetos que funcionem como pontos coloridos em ambientes neutros: uma manta fúcsia em um sofá, tapetes com estampas geométricas, objetos de decoração feitos com vidros coloridos e até vasos com flores da estação. São opções simples e funcionais.
Se mesmo depois dessas dicas você acreditar que precise fazer uma mudança maior para deixar sua casa alugada com a sua cara, converse com o proprietário do imóvel e certifique-se que poderá reverter tais mudanças ao deixar o imóvel.